Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Entenda as flutuações da bolsa de valores na pandemia

A Bolsa de Valores (BV) é um ambiente de negociações de itens como ações, títulos públicos e commodities (produto de origem primária que é comercializado na bolsa, com um grande valor comercial). No Brasil, ela pode ser chamada de B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) ou ainda Bolsa de Valores de São Paulo, BOVESPA, etc.

Muito conhecida pela compra e venda de ações, ela funciona como um ponto de encontro do mercado financeiro, principalmente de empresas que têm o seu capital aberto. Mas, para se dar bem, principalmente durante uma pandemia, é preciso entender sobre as flutuações da bolsa. Por isso, a seguir te explicamos o que é essa flutuação, como ela pode influenciar a bolsa e muito mais. Confira.

Como funciona a bolsa de valores?

Na bolsa de valores as ações são comercializadas por empresas de capital aberto, com o intuito de arrecadar fundos para investimento no seu negócio. Depois que as ações são vendidas, elas podem ser revendidas para outros investidores interessados.

No entanto, esse contato só pode ser feito através das corretoras de valores, pois elas possuem autorização e registros na BV. Ou seja, você faz uma espécie de conta nessas corretoras para poder realizar a compra na Bolsa e depois é só acompanhar no sistema o ritmo dos investimentos.

Mitos sobre investir na bolsa de valores

Por ser um tema pouco comum na cultura e educação do país, há muitos mitos que envolvem o investimento na BV. Alguns dos principais são: 

  •     Investir na bolsa de valores traz retorno sem esforço algum;
  •     Comprar ações é sinônimo de dinheiro rápido;
  •     Só pode investir na BV quem é rico e possui muito dinheiro;
  •     Quem investe pode perder todo o dinheiro investido.
  •     Investimento é sorte.

 

Todos esses tópicos são mitos que podem ser explicados e superados por meio de muito estudo, conhecimento sobre o mercado e sobre como depositar seu dinheiro em ações que irão crescer. 

Após entender como funciona a BV e o que é mito e verdade nesse universo, vamos falar sobre as flutuações, principalmente no contexto de pandemia.

Quais fatores influenciam na flutuação do Ibovespa?

A Bolsa de Valores, também conhecida como Ibovespa, não é estável. Isto é, ela, assim como o mercado tradicional, também obedece à lei da oferta e da demanda. O que isso significa? Significa que, quanto mais pessoas e/ou associações estiverem interessadas em comprar alguma ação, a tendência é que ela suba cada vez mais.

Essa lógica também vale para a desvalorização de uma ação? Sim, vale! Quanto menor for o interesse, menor vai ser a cotação do índice.

Por isso, os investidores que compram na BV pensam muito mais a longo prazo, avaliando e criando possíveis cenários que possam interferir nos valores das ações.

O que é flutuação e como ela influencia a bolsa de valores?

Na economia, flutuação e volatilidade são termos importantes para entender todo o sistema. O termo flutuação refere-se à questão das oscilações do ambiente financeiro.

Por isso é tão importante entender essas variações, pois elas acabam influenciando diretamente nessa rotatividade da BV. Dependendo da busca, pode haver um aumento positivo, gerando lucro para quem comprou aquela ação ou negativo, por algum fator externo.

Desse modo, a análise da situação geral (econômica e política) é primordial para investir bem no Ibovespa. Afinal, a principal meta de quem investe é fazer o dinheiro render bem mais, não é mesmo?

Flutuação, investimentos e pandemia

A pandemia fez tudo parar. Muitos brasileiros perderam o emprego, sua fonte de renda e com isso um sentimento se tornou comum no dia a dia deles: a urgência. Urgência em ter uma reserva de emergência, em investir e fazer o dinheiro render.

Desse modo, as buscas para aprender a investir aumentaram. Logo, isso afetou diretamente a Bolsa de Valores, já que a busca pela compra de ações também sofreu um acréscimo. Assim, quanto maior a procura, maior o valor dessa ação. Logo, surge também a flutuação. Ou seja, é um looping econômico que gera segurança e rotatividade do dinheiro investido.

 

Agora que você já sabe um pouco sobre a Bolsa de Valores e suas flutuações, entre em contato para saber como podemos te ajudar a melhorar os seus investimentos. Estamos à disposição. 

 

investimento

Mitos e verdades sobre investimentos no exterior

Investir fora do país é possível e, ao contrário do que muitos pensam, não é um bicho de sete cabeças. Apesar disso, existem muitas dúvidas e questionamentos que deixam os...

7 erros financeiros que você deve evitar

Erros financeiros são comuns, mas quando entendemos o quanto eles podem nos prejudicar, o ideal é evitá-los. Embora muitas pessoas pensem que gestão financeira serve apenas para quem já tem...

Conta no exterior: como funciona e quem pode ter?

Seja para diversificar os investimentos, planejar uma viagem, buscar maiores retornos ou simplesmente proteger o patrimônio a partir de uma  moeda forte. Sem dúvida são vários os motivos que levam...
educação financeira

A importância da educação financeira na vida dos jovens

Você não consegue falar sobre dinheiro com seus filhos? Pois então, saiba que está na hora de começar! A educação financeira é fundamental na vida das pessoas, independentemente da idade....

Doação de bens em vida: saiba como funciona

Herança é um dos assuntos que muitas pessoas não gostam de discutir, o que é perfeitamente normal, afinal, trata-se de um momento delicado que associamos à dor do luto. Mas,...
investimentos

Conheça sobre os principais tipos de investimentos

Em primeiro lugar, se você abriu este conteúdo é porque está querendo saber sobre investimentos, certo? Mas, antes de mostrarmos os principais tipos, bem como a característica de cada um ...

Guerra entre Rússia e Ucrânia: qual o impacto na economia brasileira?

Não é novidade que a “guerra quente” entre Rússia e Ucrânia traria impactos expressivos na economia mundial. Apesar de estarmos longe dos conflitos, eles já estão batendo em nossas portas...

Metaverso, entenda a revolução digital e saiba como investir

Desde que Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou a alteração do nome de seu grupo para Meta, não se fala em outra coisa senão sobre o metaverso. A mudança, que...
1 2 3 11

Deixe seu comentário