Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

A importância da educação financeira na vida dos jovens

Você não consegue falar sobre dinheiro com seus filhos? Pois então, saiba que está na hora de começar! A educação financeira é fundamental na vida das pessoas, independentemente da idade. A partir do momento que ela é debatida, estudada e incentivada, ela molda o futuro, especialmente quando apresentada aos jovens. 

De um certo ponto de vista, você pode até achar que o tema é complexo, mas saiba que é extremamente necessário. Por isso, para facilitar a introdução da educação financeira nesta etapa da vida, nós trouxemos este conteúdo especial com algumas dicas. Esperamos que você consiga colocá-las em prática! 

O que é educação financeira 

A educação financeira é entendida como o processo que envolve o desenvolvimento e a compreensão da relação mantida com o dinheiro. Ou seja, trata-se do domínio do conhecimento acerca do dinheiro e, também, da melhor postura a ser adotada na gestão econômica pessoal.

Nesse sentido, o objetivo é estimular e ensinar sobre a importância de poupar, investir e organizar as finanças. Ela é fundamental para que os jovens tenham autocontrole, responsabilidade social, visão analítica, disciplina e consigam tomar decisões bem pensadas na fase adulta. 

Agora que você entendeu o que é e qual a sua função, confira nossas dicas de como aplicá-la: 

Ensine a poupar

Em primeiro lugar, é importante deixar bem claro sobre os benefícios de ter uma poupança. Uma das práticas que podem ser adotadas para incentivar é apelar para o cofrinho. Pois além de ser uma forma mais divertida e descontraída de poupar dinheiro, ele também promove a conscientização.

Explique sobre metas

Ok, o jovem vai poupar, mas com qual finalidade? É aí que entram as metas! No momento em que você explica como funcionam as metas de curto, médio e longo prazo, o jovem consegue vislumbrar o quanto será necessário poupar para atingir algum objetivo.

Por isso, pergunte o que ele gostaria de fazer com o dinheiro e quais desejos quer realizar. A partir da resposta, montem – juntos – uma série de estratégias para transformar o sonho em realidade.

Estimule a leitura

Quem somos nós sem a dádiva do conhecimento, não é mesmo? A educação financeira nunca tem fim, pois até os investidores mais experientes sempre têm algo novo para aprender. Com isso, busque por livros, e-books e até mesmo vídeos interativos para incentivar a aprendizagem. 

Incentive a percepção de valores

O que é dinheiro e o que ele pode resultar? Talvez essa seja uma das dicas mais importantes da lista, pois é com ela que você vai mostrar ao jovem a importância da responsabilidade com os gastos. No mercado, na padaria, na loja de games ou em qualquer outro estabelecimento, informe o valor das coisas! 

Pois assim ele vai aprender o quanto é preciso economizar para adquirir tal produto, serviço, entre outros. 

Converse sobre dinheiro

De nada adianta seguir as dicas acima se você não conversar abertamente sobre dinheiro. Em plano 2022 o assunto ainda é considerado tabu, o que é completamente errôneo, pois é uma das coisas que mais precisamos para sobreviver num mundo capitalista.

A conversa, principalmente de forma construtiva e positiva, é um ótimo caminho para que todos evoluam no tema. Que tal iniciar a abordagem apresentando as contas de casa? Ou o quanto foi gasto no material escolar? E até, o quanto você teve que trabalhar para custear aquela viagem inesquecível em que todos se divertiram em família? 

Sem dúvida que com o tempo as conversas serão mais naturais. Além disso, elas podem ajudar a solucionar toda e qualquer situação financeira que depende da colaboração de todos.

Educação financeira deve ser uma prioridade! 

Assim como é importante aprender biologia, matemática, filosofia e outras matérias, a educação financeira também deve ser uma prioridade. 

Os jovens precisam aprender a ter uma boa relação com o dinheiro. Pois é só através dela que é possível ter uma vida mais confortável e segura no futuro. Por isso, é imprescindível que nós, adultos, facilitemos este processo! 

E aí, gostou do conteúdo? Então, continue navegando pelo nosso site e confira mais artigos da PrevConsulting sobre finanças e investimentos. Entre em contato conosco!

Deixe seu comentário