Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Guerra entre Rússia e Ucrânia: qual o impacto na economia brasileira?

Não é novidade que a “guerra quente” entre Rússia e Ucrânia traria impactos expressivos na economia mundial. Apesar de estarmos longe dos conflitos, eles já estão batendo em nossas portas economicamente. 

A invasão e as sanções econômicas impostas pelas principais economias do mundo aos russos ligaram o sinal vermelho para mais uma crise mundial. Sobretudo, o aumento das pressões inflacionárias, redução das perspectivas de crescimento e mercados acionários arriscados. 

Desde os ataques, que tiveram início no dia 24 de fevereiro, não se fala em outra coisa senão sobre como tudo isso vai impactar a economia brasileira. Por isso, se você quer entender sobre o que está acontecendo, bem como o que ainda está por vir, continue com a gente! 

Preços 

O impacto mais imediato deste conflito foi nos preços das commodities. Pois a Rússia é o terceiro maior produtor e segundo maior exportador de petróleo do mundo, com capacidade para produzir mais de 10 milhões de barris desta matéria-prima por dia. Com as sanções ocidentais isolando o país, a elevação de preço deste insumo era inevitável. 

Além disso, alguns alimentos, como trigo e proteínas também tiveram um aumento. A tendência, de acordo com especialistas, é de que as cotações nas alturas sejam repassadas aos consumidores. Ou seja, os brasileiros vão sentir os reflexos deste conflito nas gôndolas dos supermercados. 

Agronegócio 

Outro setor que pode ser diretamente afetado é o agronegócio. O acesso aos fertilizantes já estava ligeiramente resolvido para o plantio da safra atual brasileira, como a da soja e milho. Por mais que Associação Nacional para Difusão de Adubos tenha estimado a duração do estoque destes insumos em três meses, a expectativa é que ocorra escassez. Mas isso vai depender do quanto a guerra ainda vai prolongar. 

Juros em alta, crescimento em baixa 

Diante das pressões inflacionárias, a política monetária contracionista no Brasil deve ser intensificada. Isto porque, no início do mês, o Comitê de Política Monetária elevou, mais uma vez, a taxa básica de juros. 

Tais conflitos no leste europeu não devem trazer nenhum benefício ao cenário macroeconômico brasileiro. Afinal, a depender do agravamento da crise, há grandes chances de um recuo de cerca de 0,5% no Produto Interno Bruto. 

Um cenário catastrófico? 

A economia brasileira, assim como em outros países, já estava em nível de recuperação econômica por conta da pandemia. Mas, com o atual cenário, muitos especialistas acreditam que podemos chegar a um momento catastrófico. Isso porque não há nenhuma previsão de quando a guerra vai acabar, nem quais serão os próximos passos Vladimir de Putin, atual presidente da Rússia. 

Para analistas de grandes instituições financeiras, a interrupção de um fluxo de petróleo russo aumentaria ainda mais os riscos, diminuiria a expectativa de retornos globais e, ainda, desencadeariam perdas duradouras para o mercado brasileiro. 

Gostou do conteúdo? 

Desenvolvemos conteúdos especiais mensalmente para você ficar por dentro de tudo o que acontece na economia mundial! Nossa missão é te ajudar a entender cada vez mais a atual situação econômica brasileira para investir do jeito certo! 

Por isso, se você gostou deste artigo, não deixe de nos acompanhar. Aproveite para navegar pelo nosso site e conferir todos os nossos serviços. Entre em contato e saiba mais.

Deixe seu comentário