Erros financeiros são comuns, mas quando entendemos o quanto eles podem nos prejudicar, o ideal é evitá-los.
Embora muitas pessoas pensem que gestão financeira serve apenas para quem já tem um patrimônio consolidado, é somente através dela que podemos conquistar nossos objetivos.
Economizar não é sobre deixar de gastar o seu dinheiro, mas sim, sobre como guardar dinheiro para fazer com que a sua renda seja utilizada a seu favor. Ah.. e dentro da sua realidade, obviamente.
Portanto, para te ajudar a eliminar tais erros que impedem o seu sucesso financeiro, você precisa conhecê-los, não é mesmo? Separamos os 7 principais e, de quebra, algumas dicas para você eliminá-los de vez da sua vida.
1. Não planejar as finanças
Este é o maior erro de todos, pois muitas pessoas sabem quanto ganham, mas não têm noção com o quê nem onde gastam. Por isso, tire um tempinho para separar todos os seus gastos do mês – fixos e/ou variáveis -, assim você sabe exatamente o quanto tem e, automaticamente, o quanto você pode gastar e investir.
Leia e, se precisar, releia: o planejamento é e sempre será uma prioridade!
2. Não ter um objetivo financeiro
Tudo fica mais fácil quando você tem um objetivo, e isso não se aplica apenas ao seu dinheiro, mas em qualquer área da sua vida. Por isso, anote tudo o que você deseja conquistar, seja para fazer uma viagem, comprar um carro, ou adquirir a casa própria. Assim você consegue traçar um planejamento de curto, médio ou longo prazo e analisar o que precisa ser feito para chegar até lá!
3. Atrasar pagamentos
Seja por desorganização ou até mesmo falta de dinheiro, atrasar o pagamento das contas pode resultar numa bola de neve. Assim como você organiza suas roupas no armário, também deve organizar seus boletos, ok? Isso faz parte do planejamento, por isso mesmo destacamos ele por primeiro! E outra: com a organização em dia você evita as taxas extras que são cobradas por conta do atraso.
4. Estourar o limite do cartão de crédito
Ter um cartão de crédito traz muitas facilidades, mas é imprescindível que você saiba como usá-lo de uma forma inteligente. Em primeiro lugar, nunca gaste mais do que você pode pagar. Em segundo, não extrapole o limite que o banco te disponibilizou. Se chegar no tão temido “crédito especial”, fica ainda mais difícil economizar, acredite.
5. Não ter um fundo de emergência
Pode até parecer piada, mas a única coisa previsível sobre um imprevisto é que ele, em algum momento, vai acontecer. E acreditamos que a sua intenção é sempre estar preparado para quando eles chegarem, né?
Por isso, é fundamental que você tenha uma reserva de emergência para despesas não previstas, como gastos com manutenções da sua casa ou automóvel, problemas de saúde, mudanças repentinas e etc. Ter um dinheirinho guardado vai te trazer um alívio nessas ocasiões, pode ter certeza!
6. Não acompanhar as movimentações da sua conta
Depois da revolução dos bancos digitais, ficou muito mais fácil acompanhar as transações de uma conta. Além de você não ter que se preocupar em ir até um banco para tirar um extrato, ela te permite acompanhar tudo o que entra e sai da sua conta em tempo real. Ficar atento em todas as movimentações bancárias é fundamental para manter a organização de suas finanças pessoais. Além disso, você consegue identificar rapidamente possíveis fraudes ou movimentações estranhas, bem como ter um maior controle de seus gastos.
7. Deixar o dinheiro parado na poupança
Deixar o dinheiro parado na poupança é deixar de ganhar! Existem diversas outras alternativas que fazem seu dinheiro trabalhar por você, como investimentos na renda fixa e variável, por exemplo. Além de existir opções altamente seguras, você conta com rendimentos extremamente mais benéficos que a poupança!
Alcance o sucesso financeiro com a PrevConsulting
Se a gestão financeira nunca lhe foi apresentada, não precisa se preocupar, porque nossa equipe está à sua disposição para te ajudar!
Ter uma boa relação com o dinheiro e entender tudo o que te impede de crescer e obter sucesso financeiro é imprescindível. Por isso, temos uma assessoria completa para te auxiliar com tudo isso. Se quer saber mais, fale com a PrevConsulting.