Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Veja como abrir contas de investimentos em outro país

Quando falamos em reservas emergenciais, qual o seu plano B? Países que atravessam instabilidades de ordem econômica ou política, são mais do que necessários para separar uma parte de seus ganhos para cenários não tão amistosos. A PrevConsulting sugere que você invista fora do país, se possível. Dessa forma, apesar dos altos e baixos do mercado nacional, haverá sempre a segurança do investimento em uma moeda forte e de um país melhor estruturado economicamente. 

O passo inicial para se aventurar no mercado offshore, são as contas de investimentos. Em países estrangeiros, elas permitem realizar movimentações, ter acesso a diversas carteiras de ações e possuem a segurança de uma instituição internacional consolidada. Mas, como abrir contas de investimentos em outro país?

Para a maioria dos brasileiros o pensamento de se ter uma conta de investimento em outro país parece distante, pois remete a ideia de que este seja um processo muito burocrático ou que exija um valor inicial elevado. 

Ao longo do nosso artigo, você vai notar que qualquer pessoa que deseja proteger ou aumentar seu patrimônio pode investir em outro país com agilidade e segurança.

Dicas de como abrir contas de investimentos no exterior

Aberturas de contas no exterior são processos simples mas requerem cuidados quando o assunto é o seu dinheiro. Abaixo, separamos algumas dicas para não haver erro nas etapas de proteção patrimonial a partir da abertura de contas de investimentos no exterior.

Por onde começar?

Pesquise qual país apresenta a legislação e as políticas monetárias mais atraentes para você e seus objetivos. Depois, procure conhecer mais sobre os bancos e corretoras de investimentos do lugar escolhido, pois elas deverão oferecer um serviço seguro e de confiança para que você invista as suas reservas.

Qual a documentação necessária?

Na maioria dos bancos e agências, apenas seu passaporte, comprovante de residência e extratos bancários dos meses anteriores são exigidos para a abertura de sua conta. Sugerimos que, em todos os casos, o cliente confira as especificações de cada banco na hora da abertura da conta.

Preciso fazer a declaração dos meus bens no exterior?

O Conselho Monetário Nacional exige que brasileiros e pessoas residentes no Brasil que possuam participação monetária em empresas, ações e imóveis no exterior entreguem ao Banco Central do Brasil (BACEN) sua Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (DCBE). Já em outros casos o BACEN exige a Declaração de Capital, mas esta exigência se aplica somente aos investidores que possuem mais de cem mil dólares aplicados no exterior.

Preciso estar presente no momento da abertura da conta?

Nem sempre. Muitos bancos já aceitam a abertura de contas de investimentos de forma virtual, sem a necessidade de viajar até o país escolhido. Outra opção bastante escolhida é abrir uma conta em bancos brasileiros que têm unidades no exterior. Dessa maneira, é necessário apenas ter uma conta no banco brasileiro de origem e realizar a solicitação de abertura das contas investimento no país desejado.

É ilegal investir no exterior?

Desde que você respeite a legislação e normas propostas pelo Banco Central do Brasil, não há nenhuma ilegalidade em investir fora do país. Todas as suas movimentações financeiras deverão passar pelo seu Imposto de Renda no período de declaração solicitado.

Por que ter contas de investimento fora do Brasil?

Os benefícios e vantagens de investir no exterior são diversos. Entre os principais, podemos citar: 

1. Facilidade: para quem viaja com frequência ou realiza muitas transferências para outros países, como é o caso de pais com filhos no exterior, abrir uma conta fora do Brasil é uma grande vantagem, pois permite que o recurso transferido esteja disponível em minutos na conta do destinatário.

2. Economia: em casos de abertura de conta no exterior, é possível driblar diversas taxas cobradas pelos bancos na hora de realizar transações em outros países, como é o caso do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

3. Ampliação de serviços: ter uma conta no exterior permite que o cliente usufrua de serviços que não se encontram disponíveis para estrangeiros. Nesses casos, é possível ter contato com novas formas de investimentos e aplicações da moeda vigente.

Esperamos que nossas dicas te ajudem a criar novas formas de investimos, aqui ou no exterior. Fale com a PrevConsulting para saber mais!

Deixe seu comentário