Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Vai para o exterior? Tire suas dúvidas sobre câmbio!

câmbio

Viagens internacionais demandam muitos preparativos. Passaporte válido, visto (de acordo com o país e período de estadia), vacinas e hospedagem. Mas, quando falamos em viagens para o exterior, um item de suma importância deve ter destaque no seu planejamento: o câmbio!

Na verdade, não só o câmbio, mas todos os fatores que influencia na definição do valor de compra e venda da moeda devem ser levados em consideração. Neste post, vamos esclarecer algumas dúvidas frequentes sobre câmbio e suas variáveis. Após este texto, você saberá como funciona o cálculo de câmbio, o que é taxa de câmbio, regimes cambiais, cotação e variação.

O que é câmbio e taxa de câmbio?

Câmbio é uma operação financeira que define a compra e venda de moedas em outros países. Já a taxa de câmbio é o valor da moeda estrangeira em relação à nacional. Ou seja, o dinheiro é uma mercadoria com valores distintos para quem compra e para quem vende.

O Banco Central é responsável por autorizar instituições financeiras a realizarem a operação de compra e venda da moeda estrangeira. Essas empresas têm liberdade para definir o valor de compra da moeda, de acordo com a taxa vigente e outras cobranças.

Dessa maneira, o mesmo acontece caso você queira vender uma moeda estrangeira: o agente determinará o valor a ser pago.

Isso ocorre porque, no Brasil, trabalhamos com o regime de câmbio flutuante ou taxas flutuantes. O regime cambial influencia diretamente na taxa de câmbio que, por sua vez, tem impacto nas transações comerciais e demais operações financeiras entre nações.

Existem três tipos de taxas ou regime cambial:

  1. Fixa: o valor da moeda estrangeira é definido pela autoridade monetária nacional. Neste caso, o Banco Central seria o responsável pela compra e venda da moeda no mercado, garantindo o preço fixo.
  1. Flutuante: as taxas são determinadas conforme a lei da oferta e da procura. Sendo assim, sem interferência do governo, somente em casos de variações drásticas, chamadas “variações sujas”.
  1. Atrelada: é um sistema onde há um limite máximo e mínimo de variação das taxas — chamada de banda cambial. Funciona como uma junção do fixo e flutuante, com variação diária conforme limite estipulado pelo governo.

Cálculo da taxa de câmbio: comercial e turismo

O dólar norte-americano, por ser a moeda mais comercializada no mundo, é utilizado como referência para calcular a taxa de câmbio.

Quando o valor do dólar é divulgado pela imprensa, trata-se do dólar turismo, pois é o utilizado em viagens e acaba interferindo mais no mercado. Mas além disto, há também o câmbio comercial.

O dólar comercial é utilizado em contratos de exportação e importação e taxa de referência do mercado. Mais barato do que o dólar turismo, a cotação do dólar comercial costuma ser mais vantajosa devido à movimentação de quantias bem maiores.

Devemos saber que tudo influencia na taxa de câmbio, especialmente, as questões relacionadas à economia e política. Após o Reino Unido elaborar uma proposta para a saída da União Europeia (Brexit), por exemplo, a libra esterlina sofreu uma enorme desvalorização no mercado, assustando até mesmo os maiores especialistas na área.

É sempre importante focar também nas cotações, além da taxa de câmbio, pois estas podem sofrer transformações muito altas em um curto período.

Cotação e câmbio: qual a diferença

É muito comum você encontrar profissionais do mercado financeiro utilizando ambas as palavras com o mesmo significado.

Mas a cotação, na realidade, se refere ao preço de qualquer ativo em um determinado espaço de tempo e seu valor é definido pela lei da oferta e da procura. O câmbio, por outro lado, refere-se somente à troca de moedas entre diferentes países.

Como conseguir câmbio mais vantajoso?

Não há uma fórmula mágica para conseguir uma transação mais vantajosa. O ideal é que você fique atento às variações e verifique a taxa de câmbio diariamente.

Isso pode ser um tanto trabalhoso, mas é o caminho. Contar com uma instituição confiável é outra maneira de realizar um câmbio mais positivo. Em geral, empresas credenciadas no Banco Central garantem transparência e segurança nas operações.

Uma dica importante é não realizar o câmbio em locais turísticos, como aeroportos e shoppings. Esses estabelecimentos costumam ter valores mais altos.

Precisa fazer câmbio? Contate a PrevConsulting! Nossa consultoria de câmbio tem taxas especiais para você viajar tranquilo! Vamos conversar?

Deixe seu comentário