Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Como proteger o patrimônio da sua família?

À medida que uma família com negócios passa para as gerações seguintes, há uma busca em manter o controle familiar compartilhado de seus ativos financeiros e comerciais. Ativos esses que, muitas vezes, são altamente diversificados. Costumeiramente, é criada uma rede complexa de estruturas, acordos, conselhos e formas de prestação de contas para gerenciar o patrimônio da sua família.

Como se sabe, uma das decisões mais importantes de uma família refere-se ao modo de lidar com o dinheiro. Isso porque, em uma economia instável como a brasileira, é fundamental possuir algum fundo disponível para lidar com as adversidades. Igualmente, para desfrutar de momentos de lazer. No entanto, há uma longa trajetória rumo a uma vida financeira bem estruturada.

O principal objetivo dos investimentos é acumular patrimônio ao longo do tempo. Porém, isso não é garantia de que o dinheiro estará seguro e livre de perdas. Todo e qualquer investimento envolve riscos, que devem ser mensurados e evitados. Uma forma inteligente de fazer isso é através do holding familiar.

Mas, afinal, o que é holding?

A palavra holding vem do verbo “to hold”, em inglês, que significa manter. Existem diversas empresas que podem ser incluídas nessa categoria. Em geral, o termo se refere às “empresas mãe”, que detém poder de voto e influência sobre suas subsidiárias.

É comum que ao passar das gerações ocorram problemas com inventário ou que ele demore a ficar pronto. Por isso, uma maneira inteligente para solucionar esses problemas é através do holding familiar, sendo indicado como uma das maneiras viáveis que pode ser adotada  como um modo de gestão, podendo ser perpetuado.

Saiba mais sobre o holding

Trata-se de uma instituição com o objetivo de administrar o capital de um ou mais integrantes de uma mesma família que possuam bens e valores societários.

Ou seja, o mencionado capital passa a ser dirigido por uma sociedade formada por membros da família. E todas as medidas relacionadas a esse capital são decididas coletivamente com a participação de todos os sócios.

Blindagem Patrimonial

Também chamada de Proteção Patrimonial, a blindagem é uma proteção do capital da sociedade. Isso significa que o patrimônio da Holding Familiar não é misturado com o da sociedade. Ou seja, há uma proteção desse capital para que não seja confundido ou misturado.

Planejamento sucessório

Quando se trata de planejamento sucessório, uma holding familiar tem como intuito facilitar a sucessão do capital e bens herdados, caso aconteça algum falecimento na família. Isso deve acontecer sempre quando todas as regras de sucessão de patrimônio já estiverem definidas no contrato social da holding. Assim, evita-se a demora e o longo processo de inventário do patrimônio da família, e também a interrupção em atividades em empresas familiares.

Diante da mudança contínua do ambiente de negócios e das pressões internas à medida que as pessoas se desenvolvem, para prosperar, a família deve desenvolver uma infraestrutura clara para gerenciar as inter-relações de pessoas, negócios e investimentos. Ela deve regular e integrar os interesses e preocupações de todos os familiares de várias maneiras.

Com isso, os sucessores assumem o cargo de sócios de forma tranquila. Assim, a sucessão do patrimônio ocorre sem transtornos ou conflitos familiares que possam atrapalhar as atividades da empresa, bem como a relação interfamiliar.

Conheça mais sobre o serviço de holding familiar da PrevConsulting! Converse com um de nossos consultores e saiba mais sobre os benefícios e processos de criação de uma holding.

 

Deixe seu comentário