Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Pretende começar a investir? Veja dicas para se organizar e definir orçamento

Aprenda como definir um orçamento para começar a investir ainda hoje, por meio de um passo a passo bem detalhado. Veja como essa prática, somada à sua organização pessoal e financeira, é fundamental para começar com o pé direito no universo dos investimentos.

As possibilidades de investimentos são inúmeras e, conforme o mercado se expande, novas pessoas começam a dar os primeiros passos rumo à independência financeira. Porém, muitos desses novos investidores ainda se encontram “perdidos” e com diversas dúvidas. Uma das principais dificuldades está em como definir um orçamento para começar a investir, entre outros elementos presentes no dia a dia de quem aplica seu dinheiro.

Antes de começar a investir, se organize!

Antes de começar a investir é essencial planejar a sua jornada. Desde o ponto inicial, com seu orçamento, até os seus objetivos com a prática. Dessa forma, além de ter um controle maior dos seus investimentos, você também pode investir de maneira mais segura e eficiente.

Sem um controle da sua vida financeira seria, praticamente, impossível ganhar dinheiro com investimentos. Ainda mais se você quiser tornar essa prática algo regular. Nenhum investimento será rentável o suficiente se você gastar mais do que ganha ou se, simplesmente, não souber quanto está ganhando.

Além disso, uma boa organização impacta em decisões mais coerentes com seu estilo de investimento. O que pode evitar perdas e até aumentar os seus rendimentos.

Também é preciso um estudo constante, tanto do mercado quanto de suas variáveis. Afinal, investir é uma prática que envolve diversos fatores, incluindo política e economia. Mas disso você já sabe.

De qualquer forma, para começar no mundo dos investimentos é preciso disciplina, constância, organização, estudo e maturidade. Pois, você deve ter em mente que nem sempre irá ganhar. Pelo contrário: sem alguns cuidados prévios você pode acabar perdendo.

Para garantir seu sucesso nos investimentos é preciso saber como começar a investir. E o primeiro passo está na definição do seu orçamento.

Como definir um orçamento?

Investir requer uma série de desafios e cuidados. Um dos pontos importantes para o sucesso é a definição do seu orçamento. Mas como definir um orçamento para começar a investir?

Essa definição é resultado do controle das suas entradas, saídas e de quanto tem guardado. Assim, você vai saber quanto tem para começar sua jornada.

Controle o que entra e sai

O principal ponto a ser observado ao montar um orçamento é justamente entender com o que você gasta e, obviamente, quanto recebe mensalmente. É preciso anotar todas as transações financeiras que fizer, por menor que sejam. Esse controle pode ser feito manualmente, em um caderno, ou em planilhas do Excel. Ou ainda em aplicativos para célula. Muitos investidores, inclusive, fazem o controle coletando informações a partir do aplicativo do seu banco.

Entenda seus gastos

Ao ter um controle de tudo o que você gasta, fica mais fácil entender como você está utilizando seu dinheiro. Com isso, você pode enxugar gastos desnecessários e procurar formas de economizar. Ou mesmo gastar seu dinheiro de maneira mais inteligente.

Crie metas

Uma das melhores formas de se incentivar a gastar de maneira mais inteligente é criar metas e objetivos. Crie metas para realizar seus sonhos! Sejam eles viagens ou imóveis, por exemplo, estabelecendo também o tempo em que quer alcançá-los.

Quite suas dívidas

Para começar a investir é interessante que você não tenha mais dívidas. Afinal, você quer que seu dinheiro sobre para poder investir. Procure controlar quanto deve, para quem deve, o percentual de juros e outros valores relacionados. Pague suas dívidas, começando preferencialmente pelas mais “graves” e com datas de vencimento mais próximas.

Se possível, procure também adiantar seus pagamentos, o que pode conferir algum desconto no valor da parcela.

Faça seu dinheiro sobrar

Sem dívidas e gastando seu dinheiro de maneira inteligente, a tendência é que acabe sobrando cada vez mais. O ideal é poupar esse valor que sobra, sendo o recomendado em torno de 10 a 20% da sua renda.

Comece a investir!

Com o controle do seu orçamento, pagamentos em dia e algum dinheiro sobrando na conta, o próximo passo é começar a investir!

Procure abrir conta numa instituição financeira especializada em investimentos e comece com as opções que mais se adequam ao seu perfil. Dê preferência aos investimentos de baixo risco e vá aumentando gradativamente.

Com o devido planejamento e a definição de um orçamento para investir, é questão de tempo até começar a ter retorno com seus investimentos.

Conte com a PrevConsulting para começar sua escalda de investimentos! Converse com um de nossos consultores e veja quais aplicações são mais atraentes para você.

Deixe seu comentário