Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

O que é patrimônio e como ele é constituído?

Se você tem a resposta para a pergunta no título deste artigo, ótimo! Seu próximo passo é saber como constituir e gerenciar um patrimônio para que ele seja sólido e duradouro. Se não, entender como ele se constitui vai ajudar você a ampliar sua visão e iniciar um processo importante sobre como cuidar melhor de tudo aquilo que está relacionado com seu dinheiro.

O que é patrimônio?

O conceito de patrimônio está relacionado aos bens, obrigações e direitos que uma organização ou pessoa possuem. Neste contexto, o patrimônio familiar tem a ver com o que uma família possui e o patrimônio público, é aquilo que pertence ao povo, de maneira geral.

Para entendermos melhor como é formado o patrimônio, é preciso entender o que são os bens, obrigações e direitos que o constituem. Em outras palavras, saber tudo o que pode ser convertido em dinheiro.

Em suma, o patrimônio é constituído por:

Bens

Podem ser separados em bens móveis (máquinas, veículos etc.), imóveis (terrenos, edifícios, casas, etc), tangíveis (equipamentos, mercadorias etc.), intangíveis (direitos autorais, marcas e patentes) e ainda bens de venda, que são todos aqueles destinados à venda; bens numerários, que é o dinheiro disponível em caixa ou em bancos, e bens de consumo, usados no processo de geração de produtos ou serviços.

Direitos

Já os direitos referem-se às transações comerciais da organização, pessoa ou grupo familiar. Ou seja, está relacionado ao que se tem direito a receber devido a negociações, contratos, vendas e outros. Alguns exemplos de direitos são as parcelas de produtos comercializados a prazo, juros a receber, aluguéis de instalações, veículos, equipamentos, imóveis e tudo aquilo passível de geração de receita.

Obrigações

As obrigações correspondem a todos os valores assumidos pelo negócio para pagamento. Assim, podemos agrupar nesse item as dívidas com fornecedores, governo e demais credores, sendo oriundas de duplicatas, créditos, impostos, etc. Salários de funcionários também entram na conta, bem como a quitação de serviços recebidos de terceiros.

Começar entendendo bem como um patrimônio é formado é fundamental para gerí-lo e, principalmente, elevá-lo a despeito de mudanças repentinas de mercado e outros imprevistos que podem ocasionar sua delapidação.

 

Quer entender melhor como cuidar de seu patrimônio? Fale hoje mesmo com um de nossos consultores e descubra quais instrumentos podem ser usados para proteger tudo aquilo que você possui!

Deixe seu comentário