Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Independência financeira: cuidados que não podem faltar

A independência financeira é o sonho de muitas pessoas em todo o mundo. Para ter êxito, é necessário criar uma série de hábitos e regras para manter as contas sempre em dia. Pensando nisso, separamos alguns cuidados que não podem faltar no seu planejamento. 

A independência financeira é algo muito desejado, mas nem sempre conquistado. Quem nunca passou dos limites e fez gastos inadequados? Se frequentes, essas atitudes podem gerar uma série de problemas, fazendo você se sentir preso numa crescente bola de neve.

Controle mensal de gastos

Contas fixas, como luz, água e internet, chegam todos os meses. Elas são despesas que costumam ter valores semelhantes a cada cobrança. Então, se você precisa de R$500,00, por exemplo, para quitar essas contas essenciais mensalmente, sempre reserve essa quantia. Sim, sabemos que essa é uma atitude básica, mas muitos deixam de separar o valor necessário para os gastos fixos. 

Além disso, é possível delimitar uma quantia específica para outros gastos, como alimentação e lazer, estipulando uma margem mensal. Esse controle é essencial para fechar as contas do mês no azul. 

Limitar o cartão de crédito

O cartão de crédito é como uma moeda: o lado da cara traz incontáveis vantagens, enquanto a coroa mostra potenciais problemas. Esse item nos auxilia em compras de alto valor, que podem ser parceladas, além de outras contas que requerem essa ajuda.

Às vezes, nós nos esquecemos que esse pequeno cartão também custa ao bolso e gastamos além do limite. Isso gera dívidas, dependência financeira e muita dor de cabeça. Portanto, limite o seu cartão de crédito e sempre acompanhe minuciosamente os gastos realizados nele.

Cortes e reduções em alguns casos

Por último, mas não menos importante, mesmo que você delimite os valores fixos mensais e coloque uma média para outros gastos, ainda pode faltar dinheiro para fechar o mês. Muitas pessoas recorrem à opção do cartão de crédito, mas essa atitude pode ser arriscada, pois no mês seguinte a fatura chega como se fosse uma conta de luz, água e afins.

Caso você realmente esteja passando por problemas que afetem a sua independência financeira, a principal medida é cortar ou reduzir gastos, identificando suas reais prioridades e necessidades.

Outras dicas 

Como vimos, o primeiro passo para alcançar a independência financeira é conseguir organizar o orçamento, controlar os gastos e evitar as dívidas. Feito isso, você pode seguir para os próximos passos rumo à sua independência. Para tanto, algumas dicas são: 

  • Ter metas bem estabelecidas, de curto, médio e longo prazo; 
  • Saber como escolher bons investimentos; 
  • Entender como você está gastando seu dinheiro; 
  • Trabalhar em algo que goste; 
  • Diversificar as suas fontes de renda. 

Mudança de hábitos

Para conquistar a tão sonhada independência financeira, é necessário seguir uma série de hábitos, a fim de que todas as contas realmente caibam no seu orçamento. Se os gastos forem superiores, podem surgir dívidas em longo prazo, atrapalhando o seu objetivo. Caso precise de ajuda para organizar sua vida financeira, conte a PrevConsulting e entre em contato.

Deixe seu comentário