Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Dicas para práticas eficazes na gestão patrimonial

Independentemente do tamanho e da área de atuação da empresa, realizar uma gestão patrimonial eficaz é fundamental para um controle de tudo o que está relacionado aos bens desse negócio. Também é essencial para a tranquilidade da própria família. 

Você sabe como tornar esse processo em algo prático e eficaz? Existem algumas dicas que podem te ajudar. Acompanhe!

O que é e para que serve a Gestão Patrimonial?

Gestão Patrimonial nada mais é do que um balanço feito pelas empresas para conhecer as características do seu patrimônio e os custos a partir dele. Assim, é possível uma administração mais eficaz. Dentro desse balanço constam o inventário dos bens da empresa, a avaliação desses ativos e as características dos mesmos. Isso inclui os imóveis, veículos, maquinários, materiais de escritório, softwares e equipamentos de informática, móveis, entre outros.  

Realizar essa gestão é muito importante para, além de ter ciência de tudo o que a empresa possui, também controlar o estoque e até mesmo a rotina de manutenção dos equipamentos, por exemplo. Além disso, essa prática tem um papel muito importante em relação aos objetivos estratégicos do negócio, seja na diminuição de custos, simplificação da gestão ou para a expansão da empresa. 

A gestão patrimonial também pode atuar no âmbito familiar, auxiliando para que os indivíduos conheçam o seu patrimônio e possam ter um melhor controle de gastos, por exemplo. Assim como em empresas não familiares, trata-se de um importante acessório estratégico para saber se é possível financiar planos futuros e evitar gastos desnecessários no dia a dia, garantindo uma maior segurança financeira. 

Dicas práticas eficazes para administrar o seu patrimônio

1. Faça um inventário

Um dos principais motivos para realizar a gestão patrimonial é justamente para conhecer o patrimônio em questão. Isso não é possível sem a realização de um inventário completo. Ele nada mais é do que uma relação com todos os bens, suas características principais e detalhes relevantes, como as informações sobre a manutenção e a necessidade de reposição dos itens. 

Inicialmente, dependendo da quantidade de bens, esse pode ser um processo um tanto quanto trabalhoso, mas é fundamental. 

2. Tenha um padrão e um manual de procedimentos 

Ter um padrão nos procedimentos de gestão patrimonial é essencial para que ela seja feita de maneira eficaz. Isso também é indispensável para evitar erros ou dúvidas em relação ao processo e aos patrimônios em questão. 

Além disso, tenha um manual claro sobre os procedimentos e normas relacionadas a esses bens. Porém, é preciso que esse manual seja claro, explicativo e de fácil acesso. 

3. Utilize softwares para simplificar o processo

Existem alguns softwares e equipamentos eletrônicos que auxiliam neste controle patrimonial, automatizando o processo de registro e atualização de cada um dos bens. Essas opções avisam sobre manutenções, falta de estoque ou necessidade de troca, gerando relatórios e muito mais, conforme a necessidade de cada negócio.  

4. Procure ajuda de uma consultoria especializada

Quanto mais assessorado você estiver por consultores experientes, melhor será o seu resultado. A falta de familiaridade com o processo e seus acessórios pode atrapalhar a gestão. Por isso, uma dica é a contratação de uma consultoria especializada em gestão patrimonial, como é o caso da PrevConsulting. Fale com um de nossos consultores especializados para saber como podemos te ajudar. Entre em contato.

Deixe seu comentário