Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

ESG: o que é e como esse critério pode gerar valor a longo prazo

Que o mundo está em constante movimentação e, com isso, provocando mudanças a todo tempo, isso todo mundo já sabe. O mercado de investimentos é um dos ramos que mais está se adaptando às novas ideias e abrindo os olhos para o que é novo. Isso acontece principalmente no que diz respeito à sustentabilidade, pois os investidores perceberam que estas questões impactam neste cenário. Portanto, o ESG tornou-se um ponto chave na hora de tomar decisões. 

O que é a sigla ESG, como surgiu e seu impacto no negócio

ESG é a abreviação em inglês para Ambiente, Social e Governança Corporativa, que surgiu em 2005. Na prática, sua definição quer dizer que são um conjunto de regras ou políticas usados como base para orientar e ensinar as empresas e investidores a realizarem escolhas que tenham como base a sustentabilidade.

Isto é, a ESG busca um equilíbrio na empresa, assegurando que existam critérios plausíveis que embasam as decisões, mas que não afetem o meio ambiente. Ou seja, a empresa busca seu desenvolvimento e crescimento de forma harmônica com o meio ambiente, além de estimular uma relação biocompatível dos colaboradores e consumidores com esse sistema.

A ESG e sua importância para o mercado

Cada vez mais se observa as ações que as empresas têm consumido, principalmente depois das redes sociais. Isso acontece devido ao fato de uma marca estar associada aos seus investimentos, pois torna-se sinônimo de apoiar e acreditar nas mesmas causas, por exemplo. Assim, para que tudo faça sentido, é preciso que os princípios estejam alinhados para que o investimento tenha retorno financeiro e também validação social.

Então, as empresas já percebem isso como um diferencial perante o seu público e passaram a investir nesse critério de ESG.

Critérios de ESG: saiba quais são!

O ESG é um grande pilar que é sustentado por três critérios: ambiental, social e governança corporativa. Quando bem alinhados, trazem para a empresa um setor financeiro saudável, sem deixar de ser amigo do meio ambiente.

 Aos olhos da sociedade esse é o match perfeito! No entanto, para que uma empresa séria seja vista como uma adepta e investidora do Environmental, Social and Governance (ESG) é preciso que ela siga os 3 critérios estipulados, que são: 

  • Ambiental: neste quesito observa-se a sustentabilidade, ou seja, como a empresa usa os recursos naturais e como atua perante essa questão, além da gestão dos resíduos gerados por ela.
  • Social: é por meio dele que se nota como a empresa se relaciona e se porta com seus colaboradores, como vê e age com as questões trabalhistas, por exemplo, além da produção de produtos que não apresentem riscos nem para os consumidores nem para os trabalhadores.
  • Governança: neste tópico, basicamente, nota-se como a organização adota medidas de governança e como se posiciona no mercado corporativo, como a garantia de equidade, a questão ética e de valores humanos.

Empresas que estão investindo em ESG

Por ser uma tendência global, muitas empresas já estão ligadas no que está acontecendo e passaram a investir na ESG. Uma dessas empresas foi a Suzano, Movida e B3. Mas, além delas, há várias outras que estão optando por esse caminho, pois ele já se tornou um critério de valor e, a longo prazo, será decisivo na hora de fechar um investimento.

Para fazer as melhores escolhas conte com a PrevConsulting! Somos uma consultoria especializada em investimentos internacionais, com uma equipe de consultores experientes e capacitados. Para saber mais, entre em contato conosco!

Deixe seu comentário