Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Entenda as principais causas da instabilidade financeira do Brasil

Em meio a uma avalanche de informações que recebemos por dia, uma das notícias que mais nos chama atenção é a crise do país. Apesar de muitos empreendedores associarem a instabilidade financeira somente com a queda de vendas do seu setor, é preciso analisar a situação de forma mais objetiva.  

A alta do dólar americano, taxa de desemprego, inflação, tudo isso vem ocorrendo por algum motivo. Por isso, a PrevConsulting traz nesse blog alguns conhecimentos e informações que são necessários para podermos entender melhor esse universo financeiro. Confira:  

O que é a crise financeira do Brasil 

 A instabilidade financeira ou a recessão econômica se definem com a queda consecutiva do PIB do país em dois trimestres. Segundo essa definição, o Brasil está, de fato, em crise e com previsão de mais quedas no PIB nos próximos meses. 

O que é o PIB 

O Produto Interno Bruto (PIB) indica o crescimento total da economia do país em um determinado período de tempo. Se o PIB cai, significa que a crise está dando alguns sinais, pois representa diminuição de consumo das famílias, aumento do desemprego e redução dos níveis de produção no comércio. 

 Alguns sintomas da crise:  

  • Falências e recuperações judiciais: o aumento no número de ambos os trâmites é significativo em um período de crise. Enquanto algumas empresas simplesmente decidem encerrar suas operações, outras buscam se reestruturar da melhor forma para continuar com suas atividades. 
  • Mais desemprego: de acordo com o IBGE, o nível médio de desemprego no Brasil aumentou para 7,6% da população ativa, um número bem preocupante. 
  • Menos renda: não significa, necessariamente, redução salarial, mas pode decorrer da diminuição do poder de compra, que é causada pela inflação, ou o desemprego. 
  • Redução das taxas de lucro: recolher o Imposto de Renda é uma garantia das empresas apresentarem seus lucros reais. Em épocas de crises, esse recolhimento de tributos diminui consideravelmente. 
  • Redução dos níveis de investimento: os investimentos geram novos empregos e crescimento. Portanto, um bom termômetro para medir o nível de crise, é saber se as instituições financeiras estão com expectativas boas ou ruins em relação ao crescimento econômico.

Razões para a instabilidade financeira 

A crise possui diversas origens, que podem até mesmo sair do controle do governo e dos empreendedores. Confira a seguir, uma lista das principais razões para a crise do país. 

Fatores externos 

É necessário entender que alguns fatores externos explicam um pouco da crise. Vários países têm enfrentado dificuldades para retomar o crescimento desde a crise de 2008. Por exemplo, a gigante China e até mesmo os Estados Unidos estão com seu nível de crescimento andando a passos lentos. Isso tudo impacta nas importações e exportações de produtos, que são de suma importância para a nossa economia. 

Diminuição de taxa de juros 

Essa taxa é a base de cálculo da remuneração de investimentos, contratos, entre outras diversas atividades econômicas. Os responsáveis pelo estabelecimento das taxas de juros do país são o Banco Central, juntamente com o Ministério da Fazenda e do Desenvolvimento. 

A forma que encontraram com a finalidade de incentivar o crescimento econômico e a oferta de crédito no país, foi de estabelecer taxas excessivamente baixas. Apesar de ser uma estratégia boa, exige cuidado, pois pode gerar inflação e aumentar as inadimplências. 

Gastos governamentais 

Os gastos do governo são grandes contribuintes em uma crise. Não só a contratação de servidores públicos em excesso e aumento de secretarias e ministérios, como também a realização de obras e investimentos públicos. Todos esses gastos estimulam a economia, visto que aumentam a dívida do Estado e contribuem para o aumento da inflação. 

Essas são apenas algumas entre muitas razões para a crise financeira do nosso país, entretanto, é preciso ter cautela para analisar a situação como um todo. 

Quer saber mais sobre assuntos econômicos do Brasil? Continue lendo o blog da PrevConsulting! Somos uma empresa de consultoria especializada em investimentos internacionais e oferecemos serviços de excelência com segurança e rentabilidade. Entre em contato e saiba mais! 

Deixe seu comentário