Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Quais empresas entraram no Ibovespa e que impactos causam na Bolsa

Se você assiste ou lê jornais, ou ainda pesquisa sobre economia e investimentos já deve ter escutado por aí sobre a Ibovespa, que ela subiu ou está em queda. Mas, o que seria o Ibovespa?

O que é Ibovespa e sua importância para o mercado

Embora muito presente nos noticiários e na vida de grande parte dos investidores, o Ibovespa ainda gera dúvidas na cabeça de muita gente. Especialmente os que não compreendem muito bem esse cenário de investimentos e de bolsas de valores, por exemplo. 

O Ibovespa nada mais é do que um termômetro do mercado de ações. Seu principal objetivo é trazer o índice da bolsa de valores de São Paulo e a média do desempenho das carteiras das ações que carregam mais representatividade e que estão sendo mais negociadas na bolsa. Isto é calculado através de uma espécie de sistema que pontua cada ação. Esta pontuação resulta em um número que, quando comparado, sabe-se que o Ibovespa subiu ou está em queda. 

E é por isso que o Ibovespa é tão importante para o mercado financeiro. Com esse dado é possível analisar os cenários não apenas de investimentos (se está favorável ou não, por exemplo), como também examinar e ponderar como está a economia do país. Além disso, também funciona como um termômetro do desenvolvimento das empresas que estão vendendo ações e se esse produto está apto ou não para entrar na sua carteira de aplicações.

Quais empresas entraram recentemente e qual o impacto que elas podem causar diretamente a bolsa de valores

Por ser a única bolsa de valores brasileira em atuação, o Ibovespa está em constante movimentação. Sua principal movimentação diz respeito à entrada e saída de novos membros da carteira dos investidores. Porém, em setembro de 2021, houve mais algumas entradas que devem permanecer até, no mínimo, dezembro do mesmo ano. 

Sendo elas: Méliuz (cash3), Alpargats (alpa4), PN do Banco Inter (bidi4), PN do Banco Pan (BPAN4), Rede D’Or (RDOR3), Petz (PETZ3) e da Dexco, ex-Duratex (DTEX3). E por nenhuma ação ter sido excluída, a Ibovespa finaliza o ano com uma soma de 91 ações, sendo 87 ativos diretos de empresas, como o caso da Alpargats, Americanas e Tim.

Essa entrada de novos membros proporciona para o investidor um leque maior de opções para diversificar a carteira de investimentos. Contudo, é preciso ter cautela e avaliar os prós e os contras, afinal, é dinheiro que está em jogo! Principalmente porque dentro do Ibovespa você consegue ter acesso também a empresas estrangeiras, em que se pode negociar indiretamente com elas.

Por isso, sempre recomenda-se fazer uma análise de mercado e do cenário político e social para que se tenha claras perspectivas a respeito dessa ação. Então, contar com um especialista que entende e vivencia diariamente os altos e baixos do Ibovespa é essencial. Dessa forma, as estratégias são certeiras e lucrativas (ou estáveis, sem perdas).

A Prevconsulting é uma empresa de consultoria especializada em investimentos, contando com uma equipe de consultores com grande experiência nas áreas financeiras e tributárias. Oferecemos serviços de excelência com segurança e rentabilidade. Entre em contato conosco e saiba mais sobre este mundo dos investimentos.

 

Leia também: Como o momento atual no Afeganistão afeta a economia mundial

 

Deixe seu comentário