Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Geração Millennials: os melhores investimentos para jovens

Millennials, também conhecidos como Geração Y, é um termo cunhado para designar pessoas nascidas entre o início da década de 80 e o final da década de 90. A geração do milênio cresceu em um mundo de intenso desenvolvimento tecnológico, cada vez mais online e imerso nas redes. É a geração que mais recebeu atenção da mídia, com fortes visões sobre política, atualidades e investimentos.

Jovens investidores

A geração do milênio não experimentou um mercado estável. Embora a Grande Recessão tenha sido difícil, os millennials viram seu patrimônio líquido crescer. No entanto, em períodos de incerteza, pode fazer sentido investir em opções de curto prazo.

Além disso, para a geração do milênio, que pode estar prestes a passar por momentos importantes como comprar uma casa ou ter um bebê, os investimentos de curto prazo podem ser mais atrativos. Principalmente, por apresentarem menos probabilidade de perdas.

Se você é um jovem investidor procurando um lugar para investir a curto prazo, listamos algumas opções de investimentos atrativas para o público mais jovem. Mas antes de apresentar as opções, precisamos falar de um ponto importante:

Eliminação da dívida

Se você é um millennial, é provável que tenha algum tipo de dívida. De acordo com uma pesquisa da Young Adult Money, 43% dos jovens adultos têm alguma dívida com empréstimos para estudantes, por exemplo. Desses, 83% dizem que pagar suas dívidas está afetando seriamente sua capacidade de atingir outros objetivos financeiros.

A dívida não ajuda em nada a sua situação financeira e, se deixada sem controle, os juros podem fazer com que a dívida duplique ou triplique de valor. Se você tiver que pagar mais de uma dívida use o “método bola de neve” para reduzir lentamente suas contas ao longo do tempo. Identifique sua menor dívida e coloque todos os seus fundos disponíveis para reduzi-la. Além de pagar o saldo mínimo em suas outras contas pendentes.

Depois que sua menor dívida tiver sido paga integralmente, dedique todos os seus fundos à segunda maior e assim por diante, até que você esteja livre de dívidas.

Hora de investir: confira algumas opções

Agora que você já conseguiu eliminar as dívidas é hora de conhecer as opções para investir seu dinheiro e ter o melhor custo-benefício. Confira 3 opções:

CDB

CDBs são Certificados de Depósitos Bancários. Isso significa que o banco precisa de dinheiro para poder emprestar dinheiro. Ou seja, você empresta uma quantidade ao banco e depois de alguns meses ou anos, o banco te retorna esse “investimento” com juros.

O pagamento de Imposto de Renda sobre a rentabilidade é obrigatório, mas algumas corretoras não cobram taxas para investimento. Os melhores CDBs são aqueles que você pode resgatar a médio e longo prazo, já que os juros serão maiores, tornando-se, por isso, uma excelente opção de investimento.

Além disso, ele é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), sendo tão seguro quanto a poupança.

Tesouro Direto

Agora estamos falando de empréstimo ao Governo. Esta modalidade é um programa criado para que pessoas comuns se tornem capazes de investir em títulos públicos. Ou seja, você emprestará dinheiro ao Governo para que futuramente ele te pague com juros e 100% de garantia.

Além da segurança do retorno do investimento, você também investe com a certeza de que irá receber o que foi investido com juros maiores do que a poupança.

Você tem a opção de resgatar o valor do investimento em qualquer época, sem correr o risco de perder dinheiro. Porém, quanto maior for o período, maior será a rentabilidade.

Fundos de Investimento

Existem diversas opções de fundos de investimentos. No momento que você aplica seu dinheiro em um fundo de investimento, você está comprando cotas desse fundo. A soma de todas essas cotas compradas será o patrimônio total do fundo de investimento.

Os principais fundos de investimentos são:

  • Fundos de renda fixa: esse tipo de investimento é composto por diversos produtos como títulos públicos e privados, por exemplo. São fundos ofertados por instituições financeiras com riscos reduzidos e aporte mínimo.
  • Fundos multimercados: nessa modalidade é possível investir em diferentes ativos, como papéis de renda fixa, ações de empresas, moedas e investimento no exterior, por exemplo.
  • Fundos cambiais: esse tipo de fundo tem os investimentos atrelados ao desempenho de moedas estrangeiras.
  • Fundos de ações: permite investir na bolsa de valores sem a necessidade de comprar diretamente ações de empresas.

Lembrando que esse tipo de investimento não é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). A regulamentação e fiscalização deste tipo de investimento é feita pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

 

Quanto mais cedo começar a investir, mais próximo você ficará de alcançar sua independência financeira! Conte com a expertise da PrevConsulting para atingir seus objetivos. Converse com nossos consultores e comece sua escalada de bons investimentos.

Deixe seu comentário