Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

5 megatendências que moldam o futuro dos investimentos

Não é de hoje que buscamos entender as constantes transformações do cenário mundial, não é mesmo? A todo momento surgem novidades relacionadas ao futuro do nosso planeta, o desenvolvimento da nossa sociedade e os impactos que determinada situação pode nos causar em relação à economia. Mas, se ainda não te contaram, saiba que tudo isso pode ser analisado através das chamadas megatendências. 

Nunca ouviu falar? Pois então, continue a leitura e confira a característica de cada uma delas: 

O que são megatendências?

Em primeiro lugar, saiba que as megatendências possuem a capacidade de mudar de forma muito profunda os comportamentos, hábitos e estilos de vida. Isto é, elas transformam o mundo e impactam todos diversos setores globalmente. 

As megatendências são como mudanças de longo prazo. Elas são como uma força poderosa de transformação que podem mudar a trajetória da economia, bem como as prioridades das sociedades, impulsionando a inovação e redefinido modelos de negócios. 

São elas que moldam o futuro do planeta em horizonte de tempo, geralmente de 5 a 10 anos ou mais. Portanto, é fundamental entendê-las para que possamos não apenas utilizá-las como ferramentas de investimento, mas para elaborarmos uma estratégia de investimento.

1. Avanços tecnológicos

O impacto das soluções digitais está cada vez mais aparente nas estratégias de negócio. Mídias, aplicativos, uso de dados e flexibilidade serão de suma importância nos próximos cinco anos. Nesse sentido, as novas tecnologias podem ser consideradas como uma forte megatendência, se não as maiores de todas elas. Mas, como bem sabemos, o novo é um verdadeiro desafio. 

Expectativas futuras: As melhores oportunidades para as empresas estão em facilitar, aceitar e trabalhar com a onda tecnológica. Afinal, todos os empreendimentos que se deparam com grandes obstáculos da modernidade conseguem, lá na frente, colher recompensas significativas. 

2. Mudanças climáticas e escassez de recursos 

Com o aumento da população, o aumento na demanda por alimentos e outros recursos não renováveis – como a água – é certo. Assim surge a necessidade de encontrar soluções para melhorar a eficiência energética e reduzir o desperdício. Embora essa seja uma questão de extrema urgência no mundo de hoje, soma-se a esses desafios as emissões de CO2 e, consequentemente, o impacto nas mudanças climáticas. Mas o que isto tem a ver com os investimentos?

Expectativas futuras: Quem investe na melhoria e resolução destes desafios, especialmente as empresas focadas em energias renováveis, tem um leque de oportunidades. A demanda por um futuro limpo e ecológico é real, e a conservação é o ponto-chave. 

3. Rápida urbanização

Inegavelmente, a migração em massa para as cidades exigirá novos modelos de infraestrutura, sobretudo de negócios. Para se ter uma ideia, estudos apontam que 2/3 da população mundial vão residir em cidades até 2050. Nesse sentido, a tecnologia inteligente será fundamental para tornar cada uma delas mais eficiente e sustentável, para então, promover o bem-estar populacional e aumentar a competitividade.

Expectativas futuras: Ao longo dos anos, os países focarão em atender às necessidades de uma população cada vez mais urbana através de investimentos contínuos em cidades inteligentes. Espera-se que, na próxima década, as empresas de tecnologia forneçam soluções completas e ecossistemas mais inteligentes integrados às cidades. 

4. Mudanças demográficas e sociais

Da mesma forma que a longevidade vai mudar, o estilo de vida moderna e os hábitos do consumidor também mudarão. Com isso, as economias desenvolvidas junto aos movimentos migratórios vão estimular a luta pelo talento e as prioridades – radicalmente – diferentes das gerações mais jovens. 

Expectativas futuras: Desse modo, a assistência médica provavelmente vai se tornar uma das principais despesas do governo e/ou das famílias. Portanto, a busca por uma automação eficiente da assistência à saúde é fundamental. 

Haverá uma maior concentração no desenvolvimento das habilidades dos trabalhadores, compreensão de contexto, resolução de problemas e criatividade. Sendo assim, a maneira como enxergamos o trabalho – hoje – vai mudar e, por conseguinte, as tendências de trabalho também serão uma oportunidade para as empresas aproveitarem as fontes de contratação alternativas.

5. Deslocamento do poder econômico 

Se antes o equilíbrio global do poder econômico estava nas mãos dos países desenvolvidos, agora, estão sob responsabilidade dos países em processo de crescimento. Essa nova frente trará oportunidades para mercados internos e, até mesmo, externos que estão consolidados em suas localidades e almejam crescimento. 

Expectativas futuras: Estima-se que as economias de mercados emergentes representarão seis das sete maiores economias até o ano de 2050. Dessa maneira, as nações que souberem aproveitar ao máximo as vantagens internas terão o maior poder de negociação. Ou seja, ampliação de mercados à vista! 

A maior tendência de todas é a informação

Neste conteúdo nós buscamos deixar claro que, além dos investimentos diários e disponíveis do mercado atual, é preciso ficar atento ao macro. E é exatamente isso que as megatendências trazem!

A partir do momento que entendemos o quão grande é o cenário econômico como um todo, entendemos que a sincronização do passado, presente e futuro estão diretamente entrelaçadas. Desse modo, todo e qualquer investidor deve se atentar nas previsões com base em estudos e pesquisas, pois elas mostram o jeito como lidamos – e iremos lidar – com o novo. 

Gostou do blog de hoje? Então, não pare por aí. Navegue pelos nossos artigos e confira outros conteúdos como este. Informação de qualidade é a base para você entender cada vez mais como funcionam os investimentos!

Deixe seu comentário