Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Liquidez diária: como funciona e quais investimentos

O termo liquidez representa a facilidade e a velocidade com que um investimento pode ser resgatado e transformados em dinheiro. Você já deve ter ouvido alguém dizer que determinado investimento tem “alta liquidez”. Isso quer dizer que o valor investido pode ser resgatado rapidamente, sem nenhuma perda.

De forma mais específica, investimentos de liquidez diária são aqueles que podem ser resgatados a qualquer momento, sem perdas ou pagamento de taxas.

Liquidez diária: quando vale a pena?

Esse tipo de investimento pode ser bem interessante para a sua reserva de emergência ou em situações bem específicas. Se você deseja adquirir um bem ou fazer uma grande viagem e quer esperar uma boa oportunidade de compra, uma boa ideia é fazer um dos investimentos de liquidez diária e lançar mão da quantia quando precisar.

Essa modalidade de investimento é muito valorizada por pessoas cujo perfil de investidor enquadra-se no tipo conservador. Também é a preferida pelos que não querem comprometer seu dinheiro a longo prazo, sobretudo em períodos de crise econômica.

Qual a rentabilidade da liquidez diária?

Embora os investimentos de liquidez diária tenham resgate rápido e sem perdas, normalmente, você não encontra nessa modalidade altos rendimentos. Os principais benefícios dessa são a liberdade e a flexibilidade.

O rendimento de um investimento é o potencial que ele tem de gerar ganhos a quem investe. Em muitas aplicações, o rendimento é proporcional ao tempo que o dinheiro foi aplicado. Logo, quanto mais tempo o dinheiro permanece aplicado, mais ele rende.

Principais investimentos com liquidez diária

Confira os principais investimentos do mercado que possuem liquidez diária, ou seja, que não possuem prazo de vencimento ou penalidade para sua retirada.

Poupança

Segundo estudo da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a poupança encontra-se no topo da lista na preferência dos investidores brasileiros. Nada menos que 69% da população que poupa prefere essa modalidade de investimento.

De fato, a poupança possui a vantagem de ter liquidez diária. Contudo, por fazer parte dessa modalidade de investimento, sua taxa de rendimento é muito baixa. Sendo assim, atualmente, a poupança não é considerada uma das melhores alternativas de investimento.

Por isso, vale a pena buscar outras aplicações tão seguras quanto a poupança e com liquidez diária, mas com rendimentos superiores.

CDBs de liquidez diária

Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são como empréstimos ao banco, pois a instituição financeira irá pegar esse dinheiro emprestado para realizar suas operações habituais. Quando o valor é resgatado, é acrescida uma taxa de juros. Fique atento, pois nem todos os CDBs possuem liquidez diária.

Os CDBs com liquidez diária são uma ótima alternativa à poupança, pois ainda atendem bem ao perfil conservador de investidor. É protegido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). A garantia do FGC abrange valores de até R$ 250 mil por CPF e instituição financeira.

Fundos de investimento

Os fundos de investimento são uma espécie de junção de recursos. Cada um se torna um cotista ao adquirir uma parte (cota) do fundo, que é gerido por alguém com bastante conhecimento e experiência na área.

O gestor irá tomar as decisões de aplicação do dinheiro, sendo cobradas algumas taxas pelas ações. Além da tranquilidade e segurança, para esse tipo de investimento costuma-se pagar taxas mais baixas do que investimentos realizados de maneira individual.

Vale a pena buscar fundos de investimento com liquidez diária, pois estes oferecem bastante segurança. Além de possibilitarem rendimentos mais altos do que os da poupança.

Títulos públicos

A compra de títulos públicos é considerada o investimento mais seguro de todos, pois o garantidor é o próprio governo. Ou seja, o comprador só não recebe seu dinheiro caso ocorra uma catástrofe econômica no país.

Essa opção segue o mesmo modelo dos CDBs. Mas nessa modalidade o empréstimo acontece para o governo, e não para os bancos. Dos títulos públicos, uma opção interessante para investir é o Tesouro Selic. Ele está indexado à taxa Selic (taxa básica de juros da economia) e por isso é ideal para investidores conservadores ou iniciantes, por aliar segurança e liquidez.

Gostou das opções de investimentos de liquidez diária? Com pesquisa e cautela você conseguirá encontrar o investimento mais adequado ao seu perfil e a sua necessidade.

 

Conte com a PrevConsulting para engajar nos melhores investimentos! Converse com um de nossos consultores e conheça nossas opções de fundos de investimentos e consultoria personalizada. Acesse o site e conheça nosso portfólio.