Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Como a Taxa Selic afeta seus investimentos?

A taxa Selic é, basicamente, a taxa de juros da economia. Definida pelo Banco Central, ela é o instrumento oficial para controlar a inflação do país. O índice da taxa Selic possui influência no comportamento de outros indexadores, como o IPCA e o CDI, podendo afetar seus investimentos de diversas maneiras.

Devido ao impacto da taxa Selic na economia brasileira, é extremamente importante conhecê-la e saber como utilizá-la a seu favor na hora de investir.

Recentemente, o Banco Central votou, por unanimidade, a redução da taxa Selic para 5,0%. Este é o terceiro corte consecutivo, levando os custos de empréstimos ao menor nível já registrado.

O que é a taxa Selic?

O termo Selic significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia. A Taxa Selic é definida por um sistema do Banco Central onde é registrado todas as operações relacionadas aos títulos do Tesouro Nacional.

As taxas variam de acordo com o fechamento diário dos caixas bancários. O Banco Central impõe que os bancos mantenham o caixa equilibrado com o objetivo de evitar o acúmulo de dinheiro em circulação no país. Este é o principal fator de controle da inflação.

Quando é feita referência à taxa de juros brasileira, geralmente se refere à taxa do BACEN SELIC. A Selic é uma taxa de juros de referência, uma taxa básica, que influencia o nível das taxas de juros na economia brasileira.

A Taxa Selic pode ser melhor comparada à taxa-alvo dos fundos federais do FED ou à taxa de referência do BCE. A taxa de juros é uma média das taxas interbancárias cobradas pela transição de títulos do governo com vencimento em 1 dia.

Se a taxa Selic for ajustada, para cima ou para baixo, isso afeta o nível das taxas de juros dos produtos bancários na área de hipotecas, poupanças e empréstimos.

Economia e investimentos: os impactos da Taxa Selic

A Taxa Selic serve de base para o cálculo de juros de bancos e de outras instituições financeiras. Geralmente, são feitas reduções na Taxa Selic para elevar o consumo.

Consequentemente, quando os juros caem, o valor de crédito consignado também baixa. Assim, as pessoas irão buscar fazer empréstimos, o que resulta em um aumento da circulação de dinheiro no mercado. Dessa foram, os investimentos de renda fixa e tesouro Selic são especialmente afetados.

O Tesouro Selic está ligado diretamente à Taxa Selic. Seu rendimento é igual ou semelhante ao comportamento da taxa. Ou seja, se a Taxa Selic subir, os retornos dos seus títulos irão aumentar. Porém, se diminuir o seu retorno será menor. Isso porque a Taxa Selic possui ligação direta na atuação da inflação, da mesma maneira que a inflação possui uma grande influência na base do cálculo da Taxa Selic.

Investimentos ideais

Alguns investimentos de renda fixa garantem retornos muito mais atraentes. Com a possibilidade de mais cortes na Taxa Selic, o momento é ideal para investir em ativos com maior rentabilidade.

A Taxa Selic também tem influência em poupanças. Pois, se for igual ou maior que 8,5% ao ano, terá rendimento de 0,5% ao mês mais a TR. Se a Taxa Selic estiver menor de 8,5% ao ano, a poupança terá  rendimento de aproximadamente 70% da Selic vigente.

 

 

Com tantos impactos na economia é imprescindível estar sempre de olho na Taxa Selic. Conte com a ajuda dos consultores da PrevConsulting para encontrar os melhores investimentos de acordo com seu perfil de investidor. Conheça nossos serviços e caminhe para sua independência financeira!

 

 

Deixe seu comentário