Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Investir muito ou pouco dinheiro? Descubra a melhor opção

Quando o assunto é investimento, sempre surgem muitas dúvidas. Todos sabem da importância de investir corretamente seu dinheiro. Fazer isso é fundamental, tanto para construir seu patrimônio financeiro quanto para evitar perda de dinheiro com a desvalorização da moeda. 

Mas os questionamentos são vários: quando começar a investir? É melhor esperar ter um bom salário para começar ou já investir desde cedo? Devo começar a investir mesmo com dívidas ou devo quitá-las primeiro? 

A dúvida primordial que muitos acabam tendo é “Investir muito ou pouco dinheiro?”.  Embora a resposta pareça óbvia, a questão não é tão simples. Saber o valor correto para cada situação faz toda a diferença. Por isso, siga nossas dicas para não cair em armadilhas financeiras.

Investimento em ações

Qualquer pessoa que tenha uma conta em uma instituição bancária pode fazer uma conta em uma corretora e comprar ações, a partir de R$100,00. Porém, não podemos esquecer que, desse valor, é subtraída a taxa de corretagem. 

Imagine o seguinte cenário: caso a taxa de corretagem seja de 12%, as ações precisam subir R$12,00 apenas para cobrir o valor pago à corretora. O primeiro cuidado, portanto, quando você decide investir em ações, é escolher a corretora que oferece as melhores condições a você.

Investimento em títulos privados vendidos pelos bancos

Os títulos privados dos bancos, as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e Certificados de Depósito Bancário (CDBs) tiveram o valor do investimento mínimo bastante reduzido nos últimos anos. 

As LCIs e LCAs ainda contam com uma vantagem adicional: você não paga Imposto de Renda sobre a rentabilidade desses títulos. No entanto, é preciso ficar atento, pois caso o valor investido seja muito baixo, os rendimentos são quase irrisórios. 

Se você optar por CDBs de bancos médios, o valor é maior. Contudo, o prazo mínimo para resgate do investimento tende a ser mais longo. 

Investimento no Tesouro Direto 

O Tesouro Direto costuma ser bastante recomendado pelos consultores financeiros, principalmente para quem está começando no mundo dos investimentos. Mas você deve ter bastante atenção à taxa de custódia cobrada pela Bolsa de Valores. O valor é de 0,25% ao ano. Trata-se de um valor bastante acessível, mas como é um investimento que também tem seu rendimento diminuído pela baixa taxa de juros, pode não ser tão interessante. 

Investimento em Fundos Imobiliários 

O investimento em Fundos Imobiliários (FIs) vem se popularizando no Brasil. Também é um investimento que pode ser feito com um baixo valor inicial. Contudo, a baixa liquidez (capacidade de um ativo transformar-se em dinheiro) desse tipo de fundo pode fazer você repensar o investimento. Talvez você precise baixar muito o valor da cota no momento da venda. 

Antes de optar por esse investimento, busque informações sobre a quantidade de negócios realizados diariamente. Essa informação você encontra no site da Bolsa de Valores e uma consultora financeira também pode te auxiliar.

O que fazer?

Mesmo que você não possua uma grande quantia disponível, é possível começar a investir, desde que tenha a consultoria adequada. Você não deve deixar seu dinheiro “parado” na sua conta bancária esperando chegar a uma determinado quantia. Sempre há o risco de aparecer alguma despesa inesperada e você ter que gastar esse dinheiro. Além disso, você pode ter prejuízo, ao perder o poder de compra do seu dinheiro, pela desvalorização da moeda diante da inflação. 

É preciso alinhar suas expectativas ao desempenho dos investimentos, para evitar frustrações no futuro. A instabilidade econômica gerada pela pandemia do coronavírus nos traz muitos desafios, e o ideal é que tenhamos todos os cuidados com nosso dinheiro, mas isso não significa que você não possa investir a quantia mais apropriada para o seu perfil.

Para saber qual é o melhor caminho, fale com um dos nossos consultores. A PrevConsulting está disponível te orientar e garantir os investimentos mais certeiros.

Deixe seu comentário