Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Como proteger seu patrimônio familiar em tempos de pandemia

Embora existam algumas regras práticas aplicáveis ​​ao gerenciamento de investimentos durante uma desaceleração, nem todas as quedas são iguais. Se a sua família está preocupada com o impacto que a pandemia de Covid-19 pode ter na segurança do seu patrimônio familiar, é uma boa ideia começar a reforçar a estabilidade financeira. Mas, como proteger seu patrimônio familiar em tempos de pandemia?

A situação atual levanta importantes preocupações financeiras e legais, que devem ser tratadas prontamente. Por isso, faça um inventário da sua situação, determine o que precisa ser feito e tome medidas. 

Pontos que precisam ser analisados

Você e os demais envolvidos no patrimônio familiar podem tomar medidas como as ações a seguir:

  1. Verifique suas contas conjuntas: depois de ter uma ideia de quanto gastam por mês, certifique-se de quanto dinheiro você tem em suas contas correntes e de poupança. Pergunte-se: quanto dinheiro poderíamos gastar se um de nós perdesse nossa renda? 
  2. Avalie a segurança no emprego: converse com seu parceiro sobre como você lidaria com a cobertura das contas caso um dos dois perca sua renda.

Ao passar por esses pontos, você e seu parceiro terão uma ideia melhor sobre a situação financeira da família. Também é possível entender melhor como se sairiam se um de vocês perdesse o emprego.

Revise suas metas e planos financeiros 

Antes de fazer ajustes nos seus planos de patrimônio, seria sensato falar com seu consultor sobre uma orientação financeira para a situação em que nos encontramos. Este é um bom momento para:

  • Discutir se você ainda se sente confortável com as suposições nas quais baseou seu portfólio, planos pessoais de patrimônio e planos patrimoniais. Seu portfólio está posicionado adequadamente para suportar suas metas de longo prazo?
  • Verificar se todos os seus principais documentos legais estão em vigor e atendem aos seus desejos.
  • Revisar seu plano financeiro familiar e pessoal, que incorpora todo seu horizonte de tempo, necessidade de renda, outros ativos e tolerância a riscos. O maior erro é ignorar esse plano de proteção de patrimônio. 

Qualquer plano de emergência ou contingência deve contabilizar riscos e impactos financeiros. Por isso, atualize e acompanhe regularmente sua previsão de fluxo de caixa e procure oportunidades para reduzir gastos não críticos. Revise também suas contas a receber e avalie qualquer risco de crédito.

Contas e investimentos em dinheiro

Faça uma lista dos ativos financeiros da família, por instituição financeira, título da conta, procuração (se houver), beneficiário designado (caso exista), número da conta e informações de contato do funcionário do banco ou consultor financeiro. Muitas vezes, quando um dos cônjuges é responsável pelo pagamento das contas e pelo gerenciamento das finanças da família, o outro tem pouca ou nenhuma ideia do que fazer, ou com quem entrar em contato, caso seja necessário que ele se encarregue.

Para tirar todas as suas dúvidas e ter a melhor consultoria do mercado, conte com a PrevConsulting. Estamos à sua disposição!

Deixe seu comentário