A preparação faz toda a diferença para quem deseja colocar os planos em prática durante o ano. Sem se organizar desde cedo, a chance de perder o controle das suas finanças ao longo dos meses é maior. Pensando nisso, comece HOJE o seu planejamento financeiro para 2020, pois cada mês é crucial para você ter um saldo positivo no fim do próximo ano.
Confira as nossas dicas para você se planejar financeiramente para 2020:
Utilize planilhas
Cada pessoa tem um jeito de se organizar melhor diante dos próprios gastos, mas planilhas tendem a facilitar o agrupamento de informações. Além disso, planilhas garantem agilidade e eficácia, reduzindo a possibilidade de erros.
Defina o orçamento que será a base para os gastos
É claro que sempre surgem variáveis impossíveis de prever. Porém, você pode se prevenir contra imprevistos considerando nas planilhas todos os gastos fixos para cada mês. Também dá para evitar problemas separando uma parcela do seu orçamento para custos que aparecem inesperadamente.
O ideal é suas despesas fixas não ultrapassem um terço da sua renda. O mesmo vale para os gastos variáveis, que devem ficar abaixo de um terço do que você ganha. Caso acabe gastando mais do que essas quantidades, será necessário utilizar o valor destinado a emergências, podendo virar uma bola de neve.
Mesmo que surja alguma despesa extra no mês, anote na sua lista. Ela deve ser acompanhada regularmente, para que esteja sempre atualizada. Quanto maior o seu controle, melhor será o seu planejamento financeiro.
Estabeleça seus objetivos
Ter um propósito claro é fundamental para garantir um planejamento mais bem-sucedido. Por isso, defina seus principais objetivos para o ano. Isso vai contribuir para o controle de gastos e para eventuais economias com um foco específico.
Se você tem a intenção de viajar em determinado mês, por exemplo, determine o valor que precisará juntar até a data. Sem disciplina, dificilmente o planejamento dá certo. Além disso, controlar os impulsos e estabelecer as prioridades permite que você direcione melhor para onde vai o seu dinheiro.
Faça um levantamento dos gastos
Para saber quanto você tende a gastar em cada mês, verifique quais foram as suas despesas mensais no ano que passou. Assim, é possível ter um parâmetro mais preciso do que pode estar na sua planilha de gastos, considerando valores aproximados.
O levantamento das suas despesas também te ajudará a ter uma noção mais clara do padrão de gastos que você costuma manter. Dessa forma, fica mais fácil identificar o que pode ser melhorado nos seus hábitos de consumo e os gastos desnecessários que podem ser cortados.
Aposte na sua educação financeira
Ao saber como usar o próprio dinheiro, inclusive para investimentos, você conseguirá os resultados desejados ao longo de 2020. Por conta disso, comece a pesquisar sobre conceitos financeiros que poderão te ajudar no seu controle financeiro.
Essa mudança de mentalidade pode ser feita a partir de dicas básicas de finanças, como as que divulgamos aqui regularmente.
Com o seu dinheiro sob controle, você terá uma qualidade de vida muito maior em 2020, com menos preocupação referente às despesas mensais. Por isso, comece HOJE o seu planejamento financeiro para 2020 e conte conosco para te ajudar.