Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Salve-se quem puder! Veja os 3 principais problemas de investimentos tradicionais e como superá-los

Você já deve ter ouvido, ou pior, protagonizado alguma história de um amigo, vizinho ou familiar que se aventurou no mercado financeiro, mas acabou desanimado e sem dinheiro por ter sido enfeitiçado por falsas promessas de liquidez imediata.

Infelizmente, essa é a narrativa mais comum quando se trata de pessoas que estão dando os primeiros passos no universo dos investimentos. Situação que também acontece com investidores de longa data, mas sem a expertise que demanda o mercado.

Muitas corretoras propagam a falácia do rápido enriquecimento à base do Day Trade – estratégia com foco no curto prazo, com alta rotatividade, frequência e alavancagem. Isso faz com que o investidor acredite que a especulação é o único caminho para a independência financeira.

Como um grande jogo em que o segredo para o sucesso está na compra de serviços e ferramentas – vendidas pelas corretoras –, os grandes players do mercado seguem educando mais especuladores do que investidores.

Investidores que, ao final de determinadas operações, percebem que os lucros que obtiveram (se houve lucros) não são suficientes para cobrir o volume da corretagem.

Assim fica fácil perder o ânimo para investir e o cliente entra em uma sucessão de desculpas para justificar os erros em seus investimentos. Como falta de tempo, inexperiência no mercado e ausência de gestão de qualidade na sua carteira de ações.

Veja, neste post, os 3 principais problemas de investimentos tradicionais no Brasil e como superá-los!

1.   Conflito de interesses

Como já foi mencionado, corretoras ganham vendendo produtos e serviços. E o mais vendido é, justamente, a análise técnica – a mais usada para o Day Trade. A equipe de analistas técnicos passa o dia inteiro recomendando posições, divulgando os trades do mês e movimentando chats e fóruns com os “pontos de entrada” do dia.

O processo de “evangelização” dos investidores desavisados ocorre por meio de cursos e palestras sobre análise técnica. O que não falta são recomendações de “assessores” e “gurus” do mercado. Mas a verdade é que corretoras, de modo geral, não estão preocupadas com os lucros dos clientes, e sim com as receitas geradas por meio das corretagens.

Esse tipo de estratégia mascara outras técnicas de investimentos que concentram grande retorno aos investidores, mas não geram grandes receita às corretoras.

A alocação de ativos, por exemplo, é uma estratégia que busca melhorar a relação risco e retorno, considerando o quanto o investidor monetiza cada ativo, de acordo com sua tolerância ao risco, tempo e metas.

2.   Tempo de monitoramento do mercado

Você passa a maior parte do tempo trabalhando e, ainda por cima, tem que estar, pelo menos 6 horas por dia monitorando o mercado em busca de “oportunidades” vantajosas? Parece desanimador.

Você investe para alcançar a sua autonomia financeira e tornar-se livre da dependência de salário. O bom investidor mantém o seu padrão de vida através dos rendimentos das suas aplicações. Ao final da trajetória, mais dinheiro irá significar mais liberdade no seu dia a dia.

E o que irá conduzi-lo ao sucesso dos seus investimentos será uma estratégia mais passiva e de longo prazo. A preservação do patrimônio já adquirido proporciona mais estabilidade financeira. A cautela pode ser uma grande aliada, pois evitará dor de cabeça em momentos de instabilidade econômica.

3.   Nenhuma estratégia de investimentos

Prever cenários é essencial para uma estratégia de investimentos saudável. É necessário estar preparado para possíveis quedas da bolsa e outros imprevistos que façam o investidor perder dinheiro enquanto busca a melhor possibilidade de lucros.

 

Que tal começar a gerar resultados positivos e duradouros nos seus investimentos? Tenha uma estratégia personalizada, verdadeiramente orientada para o seu perfil de investidor!

Contate um dos consultores da PrevConsulting e inicie uma escalada de bons investimentos!

Deixe seu comentário