Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Qual seu perfil de investimento?

Você está decidido a começar sua caminhada no universo financeiro. Começou a fazer contas, já sabe quanto pode investir mensalmente, definiu seus objetivos e está pronto para fazer seu primeiro investimento. Mas agora surge a questão: em que, exatamente, investir? Há muitas formas de investir seu dinheiro, mas você precisa saber qual tipo de investimento se encaixa nas suas expectativas. Para isso, você precisa, antes de tudo, saber qual é o seu perfil de investidor.

Perfil de investidor

Também conhecido como suitability, é a partir do seu perfil de investidor que você reconhece dados fundamentais para nortear seus investimentos. Por exemplo, quão tolerante a riscos você é? Ou, por quanto tempo você está disposto a investir? Essas questões são respondidas a partir da definição do seu perfil de investidor. Consequentemente, você saberá quais modalidades de investimentos têm mais a ver com você e seus objetivos.

Há, basicamente, 3 perfis de investidor no mercado: o conservador; o moderado e o arrojado ou agressivo. Essa classificação tem como base 3 requisitos de suma importância quando falamos em investimentos: segurança, liquidez e rentabilidade. O seu perfil de investidor dirá qual destes pilares é mais importante para você. Isso ocorre porque, na maioria dos investimentos de alto nível, um desses critérios será mais chamativo.

Múltiplas opções

Ocorre que investir não é algo estático ou, tampouco, há apenas um caminho. Existem várias maneiras, e opções, de investimento e nem todas podem ser interessantes para você. Tenha em mente que: não há investimento bom ou ruim. Há investimentos mais adequados ao seu perfil do que outros. E é para isso que a definição de perfil serve.
É preciso ressaltar também que você sempre deve diversificar seus investimentos. Isso quer dizer: nunca colocar todo o seu dinheiro em apenas um lugar ou segmento. Há muitas opções para se investir e você deve distribuir seu dinheiro em diferentes modalidades, respeitando seu perfil de investidor. Assim, terá mais chances de ter bons resultados e minimizar riscos de perda. Isso é chamado de montar sua carteira de investimentos.

Perfis de investidores e investimentos

Agora que você já sabe que há diferentes tipos de investidores e uma infinidade de opções de investimentos, está na hora de saber qual combina mais com você. Veja quais são os perfis e quais modalidades são mais atraentes para cada investidor.

Conservador

Segurança em primeiro lugar. O investidor com perfil conservador busca opções de investimentos com baixo risco, prezando por não perder nada e preservar o seu patrimônio. Geralmente, este perfil é vinculado a investidores com idade acima de 40 anos, cujo mais importante é garantir a segurança do que já acumulou ao longo dos anos. Ou um investidor recém iniciado e que ainda tem muito medo de se arriscar, justamente, pela falta de experiência. Este perfil prefere direcionar seu dinheiro para investimentos de renda fixa, com previsão concreta de rentabilidade mesmo antes de realizar a operação.

Tipos de investimentos: CDBs, LCIs, LCAs, Tesouro Direto, poupança, entre outros.

Moderado

Um perfil meio termo. O investidor moderado agrega características tanto do conservador quanto do arrojado: preza pela segurança, mas pode abrir mão em alguns casos com expectativas melhores de retorno. Geralmente, o moderado já tem algum conhecimento de mercado e busca alimentar seu patrimônio. Por isso, sua carteira é composta por investimentos de renda fixa e variável, arriscando-se, eventualmente, em investimentos de longo prazo com alta rentabilidade.

Tipos de investimentos: fundos de ações, cambiais, ouro, entre outros.

Arrojado ou agressivo

É o perfil mais propenso a investir na bolsa de valores, pois já tem maturidade para entender a dinâmica de mercado e está estruturado para arcar com eventuais perdas. Geralmente, trata-se de um investidor mais experiente que não se abala com as oscilações do mercado. Operar na bolsa é ter consciência de que o foco está em investimentos de médio a longo prazo, logo, tem uma estratégia bem definida de atuação.

Tipos de investimentos: bolsa de valores e outros investimentos de alto risco.

 

Ainda ficou na dúvida de qual é o seu perfil? Faça o teste no site da PrevConsuling e descubra qual o seu Perfil de Investidor! E para potencializar seus investimentos, conte com a expertise dos consultores da PrevConsulting.
Converse conosco!