Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Investir no exterior: mitos e verdades

Muitos ainda se sentem inseguros quando o assunto é investir no exterior. As pessoas mais conservadoras também costumam sentir-se mais tranquilas quando o seu dinheiro está “por perto”, de preferência, na agência bancária do seu bairro.

Mas será que os bancos nacionais são mesmo mais seguros, só por estarem mais perto? Existem alguns mitos e verdades sobre investir seu dinheiro fora do país que este artigo vai desfazer e esclarece. Acompanhe.

Investir no mercado internacional  é muito arriscado?

Este tipo de pensamento naturalmente vem da falta de informação. Na verdade, todo tipo de investimento financeiro depende basicamente dos marcos regulatórios do país onde está sediada a companhia e da qualidade da sua gestão. Neste ponto o Brasil, como todos sabem, possui um histórico complicado de inflação alta, mudanças de regras e até de confiscos. Além disso, toda aplicação feita no mercado brasileiro vai para o ativo circulante do banco e conta com garantia muito limitada em caso de liquidação. Então, estar mais perto não significa maior segurança. Mesmo morando a uma quadra de distância, você não conseguirá resgatar seu dinheiro caso a instituição financeira quebre.

É  mesmo seguro investir no Exterior?

Em qualquer lugar, tudo depende das escolhas a serem feitas. A PrevConsulting, por exemplo, trabalha exclusivamente com produtos financeiros oferecidos por companhias internacionais com mais de um século de tradição. A solidez destas instituições se deve a moeda forte, estabilidade política e regras de mercado claras e perenes. Pense bem: são companhias que passaram por duas guerras mundiais e sobreviveram a crises internacionais avassaladoras, como a de 1929 e a de 2008, tudo isso sem confiscos e sem jamais deixar de honrar os compromissos assumidos com os seus investidores. Mesmo assim, cada cliente possui uma conta de investimentos totalmente segregada dos ativos das respectivas companhias gestoras, contando com sigilo e garantia assegurada pela própria Coroa Britânica.

Mas é legal enviar dinheiro para fora do país?

Perfeitamente, desde que, é claro, a origem dos recursos enviados seja lícita. Todas as operações de investimento no Exterior observam as regras nacionais e internacionais de regulação do mercado de capitais, a cargo dos bancos que realizam as transferências.  Aqui na PrevConsulting, nossos consultores orientam e acompanham passo a passo os procedimentos para contratação de câmbio, remessa e repatriação de ativos, bem como a elaboração das respectivas declarações fiscais.  Uma vez fornecida a documentação necessária, as operações de envio de remessa internacional são feitas com praticidade, rapidez e sigilo.

Mas que tipo de investimento escolher?

Para fazer essa escolha, é possível contar com assessoramento individual e permanente na montagem e administração de suas carteiras de investimentos. Pode-se escolher entre centenas de fundos com as mais variadas composições de ativos, desde os títulos soberanos mais conservadores, operações com ações e commodities, passando por fundos imobiliários e operações estruturadas em diversas moedas. O perfil de cada investidor, a rentabilidade desejada e a necessidade de liquidez é que definirão as bases para a seleção dos ativos mais adequados a cada situação, seja para reservas de emergência, a futura faculdade dos filhos ou a tão sonhada aposentadoria tranquila.

E como eu posso acompanhar o meu investimento?

Na PrevConsulting funciona da seguinte maneira: as contas possuem acesso on-line, com site blindado. Através dele é possível não só monitorar permanentemente a rentabilidade, mas também enviar ordens para mudança de posições ou estratégias de alocação de ativos. Nossos consultores farão isso junto com você, mas se você quiser atuar diretamente na plataforma de investimentos, é uma escolha sua.

Então, depois de ler esse artigo, você já se sente mais seguro para investir no exterior? Se ainda restam dúvidas e você quer entender melhor os processos, converse com um de nossos consultores.

Deixe seu comentário