Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Dicas de investimentos em momentos de crise

A pandemia do novo Coronavírus atingiu diferentes áreas da sociedade, não apenas a saúde. Com o estabelecimento do isolamento como principal medida de prevenção e contenção do contágio, a economia também foi seriamente afetada. Assim, saber como investir em momentos de crise é mais importante do que nunca. 

O momento atual é marcado por incertezas para a grande maioria da população, afinal, planos precisam ser remanejados e negócios estão menos seguros do que antes. A insegurança também afeta os investimentos, então todo cuidado é pouco na hora de investir. 

Mas não é preciso ter pânico, pois é possível fazer bons investimentos em situações de crise, seja ela causada por uma doença, como a Covid-19, ou por qualquer outro motivo. Confira algumas possibilidades:

Renda Fixa

Investimentos de Renda Fixo são aqueles que possuem uma rentabilidade previsível, com um percentual fixado anteriormente. É um tipo de rendimento estável e seguro, recomendado principalmente para quem está começando a investir, construindo e garantindo o seu patrimônio. 

Cada modalidade varia conforme a rentabilidade, liquidez, segurança e prazo.  Se está começando a investir agora, é essencial entrar em contato com uma corretora para te ajudar a conhecer mais sobre cada uma dessas formas de investir e entender qual melhor se enquadra no seu perfil.

Alguns exemplos de renda fixa são:

  • Poupança;
  • Tesouro Direto;
  • Letra de Câmbio;
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Letras de Crédito Agropecuário (LCA);
  • CRI/CRA.

Dólar

O Dólar é sempre uma boa opção de investimento, mesmo durante uma crise. Isso acontece pelo fato de ser uma moeda internacional e, claro, também pela importância que possui. Os investidores costumam comprar dólar para criar uma espécie de “reserva”, para aplicar na bolsa ou comprar ativos norte-americanos. 

Ouro

O ouro é uma das modalidades de investimento mais tradicionais e seguras, afinal, a procura pelo material é sempre alta e ele não perde o seu valor. É possível comprar ouro físico, em barras que ficam guardadas no banco ou em joias. Além disso, também dá para adquirir fundos de investimento em ouro ou a partir de contratos na BM&F Bovesta, por meio de uma corretora. 

Fundo DI ou Tesouro Selic

O fundo DI e o Tesouro Selic são ativos de liquidez diária e baixo risco, que permitem ao investidor sacar o valor a qualquer momento. Porém, os juros neste momento estão baixos, ou seja, seu dinheiro não vai render mais do que a inflação. 

Negócios seguros

Encontrar um negócio para investir seu dinheiro não necessariamente é uma tarefa fácil durante uma pandemia. Porém, essa também pode ser uma boa opção para aqueles que estiverem dispostos a aguardar um período para ter retorno e possuem uma quantidade considerável para investir. 

Um bom exemplo de um negócio seguro são as franquias, principalmente aquelas que já são reconhecidas pelo mercado. A tendência é que, em um período de 24 a 36 meses, o valor do investimento retorne e a probabilidade de uma franquia fechar é relativamente baixa, se comparada a outros negócios. 

Vale ressaltar que, durante o momento atual, não é apropriado investir em ações, a não ser que você já tenha experiência no setor, um amplo conhecimento do mercado e esteja disposto a pensar a longo prazo. Essa precaução acontece justamente pelas incertezas do cenário atual, uma vez que não é possível prever com clareza quais ativos podem cair e quanto tempo irá durar essa queda. 

Quer saber mais sobre investimentos ou tirar as dúvidas que forem surgindo na sua trajetória como investidor? Entre em contato com a PrevConsulting e fale diretamente com nossos especialistas. 

Deixe seu comentário