Porto AlegrePorto AlegreFlorianópolisCuritibaRecifeJoão Pessoa Seg - Sex 09:00-18:00+55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313 Seg - Sex 09:00-18:00 +55 (51) 3013.1313

Como fazer a gestão e sucessão do seu patrimônio familiar

Sem planejamento e sem a consultoria de quem entende do assunto, aumenta a chance de errar ao tentar perpetuar os negócios da família por gerações. Essa gestão requer organização para assegurar retorno financeiro e garantir eficiência na sucessão. 

Veja abaixo como fazer a gestão do seu patrimônio familiar

Quem deseja ter êxito na gestão do patrimônio precisa, antes de tudo, separar o gerenciamento dos ativos pessoais da gestão de ativos da companhia em questão. Isso é necessário para que tanto a confidencialidade quanto a segurança da sua família sejam mantidas. 

A medida seguinte deve ser a escolha dos sucessores, integrantes da família, para que fiquem encarregados de acompanhar o trabalho do profissional responsável pela gestão do patrimônio. Tais membros podem dar informações ao gestor, de modo que o planejamento ocorra da melhor maneira possível. 

Vale ressaltar que o gestor do patrimônio familiar não apenas administra o dinheiro da família. O profissional selecionado também ajuda a alcançar as metas e objetivos definidos pela família. 

Saiba mais sobre a gestão de patrimônio de cada tipo de capital a seguir:

Capital financeiro

A gestão deste tipo de capital inclui a definição de uma estratégia capaz de alocar os bens e propriedades da sua família, conforme o risco e o perfil de conduta. O foco é aumentar o capital financeiro no decorrer do tempo, para que os dividendos sejam distribuídos periodicamente por várias gerações. Cabe ao gestor oferecer as melhores orientações para isso. 

Capital intelectual

O gerenciamento do conhecimento visa a garantia de que todos os integrantes da família tenham os conhecimentos necessários, tanto em relação à gestão financeira quanto à formação acadêmica. 

Este tipo de capital possibilita que novas gerações não só aumentem o capital financeiro, mas também perpetuem e aumentem ainda mais o patrimônio. Dessa maneira, herdeiros são capazes de gerenciar suas riquezas com mais independência. Assim, o responsável pela gestão oferece o direcionamento para que os membros da família se capacitem.

Capital humano

É o caso de quem faz parte do grupo familiar e da contribuição de cada pessoa. Portanto, a convivência e o bem comum da família são cruciais. A gestão depende do estímulo do desenvolvimento pessoal de cada membro, estimulando valores mais humanos, éticos e morais. 

Com a PrevConsulting, você tem a melhor assessoria financeira do mercado. Fale conosco para saber mais e tirar suas dúvidas!

Deixe seu comentário